Pular para o conteúdo principal

Tensão Muscular Crônica

Tensão Muscular

A tensão muscular atualmente é tida como algo corriqueiro, ou seja todo mundo tem ou teve em algum momento de sua vida. A tensão muscular nada mais é que o preparo do organismo para passar por algum estado de maior estresse, ou por alguma situação que requer um estado de alerta, e após transpormos essa situação, o músculo retornaria a seu estado de relaxamento habitual. Porém essa situação tem se tornado cada vez mais rara.
O estresse diário, falta de atividade física regular, mau gerenciamento de problemas, insônia são alguns fatores que contribuem para que a tensão muscular apareça.
O não tratamento e/ou prevenção dessas tensões, pode ocasionar a chamada tensão crônica, que se caracteriza por contraturas dolorosas (nódulos duros e doloridos) chamados pontos gatilho ou pontos sensíveis, os quais requerem tratamento especializado para desaparecerem.

Efeitos da Tensão muscular crônica:
A tensão muscular crônica instalada, leva o organismo a desenvolver outras patologias como:
  • Cefaléia tensional (dores de cabeça associadas a tensão excessiva)
  • Bruxismo ou disfunções na ATM (articulação temporomandibular) que é a articulação da abertura da boca.
  • Problemas relacionados ao sono
  • Problemas posturais ( a tensão muscular excessiva altera o alinhamento e angulação das articulações gerando problemas)
  • Irritação 
  • Fadiga e cansaço muscular
  • Diminuição da concentração,  rendimento físico e profissional
Prevenção e Tratamento
O ideal é que sempre se trabalhe a prevenção desse estado de tensão e o gerenciamento do estresse excessivo. 
Atividade física constante, meditação, alongamentos, massagens relaxantes, atividades recreativas e prazerosas, previnem e ajudam a diminuir o estresse.

Porém quando a tensão já se tornou crônica, existe a necessidade de tratamentos específicos:
  • PRT (terapia de liberação posicional)
  • Técnicas específicas de Mioterapia
  • RPG (reeducação postural global)
  • Acupuntura
  • Crochetagem
  • Quiropraxia
São algumas técnicas que atuam de forma eficaz nos problemas relacionados a Tensão Muscular Crônica.

Por isso o melhor ainda é a prevenção!
Texto: Cátia Strutzel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEUS PÉS REVELAM QUEM VOCÊ É!

Existem vários tipos de estudos dos microsistemas que podem nos ajudar a “decifrar” a  personalidade das  pessoas, exemplos:  fisiognomonia  (leitura facial), Auriculoterapia (que além de ser uma técnicas de tratamento dentro da acupuntura, também revela vários traços de personalidade), Quiromancia (leitura das mãos),  e a reflexologia que é também uma forma de tratar o corpo através dos pés e também faz a leitura dos mesmos. Cada  dedo, cada formato revela quem você é, a leitura é divertida e interessante, aproveite e conheça mais sobre essa arte! Cada dedo tem um significado, ou seja, é relativo a um traço de sua personalidade.  1- HARMONIOSOS Coloque uma régua em frente ao pé, todos os dedos tocaram nela?.   Então você consegue se expressar bem e ouvir o que os outros tem a dizer. 2- LONGE DO CHÃO Dedão que não toca o solo pertence a  quem tem muitos projetos para o futuro, ou que tem o hábito de deixar as pessoas falando sozinhas quando o tema não a ag

P.R.T. TERAPIA DE LIBERAÇÃO POSICIONAL

P.R.T. (Posicional Release Therapy) ou terapia de liberação posicional , é uma técnica rápida, indolor e eficaz utilizada para a liberação de pontos de tensão músculo-fasciais.Os pontos de tensão são pontos doloridos que podem se originar a partir de traumas físicos (pancadas, tombos, fraturas, cirurgias, partos) e psíquicos (choques, fobias), estresse, má postura dentre outros, levando o local a um espasmo (tensão muscular) de proteção, porém essa tensão contínua e desencadeia a liberação de mediadores químicos inflamatórios que produzem a sensação de dor, o resultado é a diminuição da amplitude de movimentos, redução da força muscular com dor pontual ou referida (quando a dor se irradia para outro local). A técnica consiste primeiramente na avaliação e localização dos pontos de dor. Logo após,  posicionamos o músculo em  uma zona de conforto ( onde isolamos os proprioceptores responsáveis pelo envio da sensação de dor), reprogramamos esse estimulo e ao retornarmos a posição i

MEDICINA QUÂNTICA OU VIBRACIONAL

Medicina Quântica ou Vibracional Tudo é energia!!!! Algumas pessoas estranham quando falo essa frase, porém é científico, tudo é energia mesmo. Todo mundo conhece os Átomos, pois os menores componentes dos Átomos são os Fótons e os Glúons , que são formados por energia pura, ou seja, não têm massa. Fótons são partículas de luz, e os Glúons, são partículas que ligam os Quarks (outro tipo de partícula subatômica) existindo ainda os   Neutrinos . Dentre esses elementos citados o único que apresenta alguma massa é o Neutrino .Portanto, tudo que existe : pessoas, plantas, animais, minerais, luz e espaço, sim, não existe o vazio, tudo é composto e preenchido por energia. Mediante a essas constatações, cada vez mais aumentam os estudo dentro da área da medicina Quântica, ou seja, a Medicina que cuida das energias. A maioria  (pra não dizer todas) as técnicas  terapêuticas  naturais que existem cuidam de nossa energia, dentre as mais conhecidas e específicas, encontra-se a Acupuntur